História
Fundado a 07 de julho de 1982, por Manuel Luís Rodrigues da Silva, José Manuel Fernandes, José Fernando Sequeira Rodrigues, Fernando Henrique Reimão Roxo, Firmino António da Silva Campos, José Carlos Perdiz Martins, Manuel José Rodrigues, José Henrique Varela Rodrigues, José Carmona Figueiredo da Luz, Manuel João Morais Araújo, Albino José Trindade, Alfredo dos Santos Fernandes, António Soares Ferreira e José Almor Branco, o Clube Amador de Mirandela surge com os objetivos de promover a educação física, fomentar e promover ações de natureza recreativa, desportiva e cultural, e fomentar as modalidades praticadas por atletas amadores.
Desde a sua fundação, o Clube Amador de Mirandela, promoveu a prática de diversas modalidades, contando com atletas em Atletismo, Xadrez, Hóquei de Campo e Sala, Voleibol, Beach-Ténis, Basquetebol, Ténis, Ténis de Mesa, Badminton, Trail, BTT, Montanhismo e Escalada.
Entre a sua fundação e 1990, o atletismo foi a modalidade que atingiu maior destaque, tanto em número de praticantes como em resultados obtidos. Paulo Machado venceu inúmeras provas, tanto a nível nacional como internacional, acabando por ingressar no Boavista, onde continuou a carreira, e Cristina Ruivo transferiu-se para o Benfica. Nessa altura, destacam-se, também, Francisco Carneiro e Lucindo Taveira.
No ano de 1990, o Clube Amador de Mirandela entrou em inatividade, sendo muitas das suas modalidades absorvidas por outros clubes do Concelho. Contudo, em 2003, fruto da necessidade de fomentar as atividades praticadas por atletas amadores, pouco apoiadas nos clubes em que se encontravam integradas, o Clube Amador de Mirandela reinicia a sua atividade, com um crescente envolvimento da população.